Que hoje o mundo mudou e se preocupa muito mais com ações socio-ambientais todos nós já sabemos.
O que muita gente ainda tem quebrado a cabeça é como unir o nome de sua empresa à uma causa nobre e ainda sim conseguir lucros com isso (o famoso ROI).
Atualmente, altas quantias são investidas para relacionar a marca à eventos, ongs ou tudo mais que possa trazer conceitos e visibilidade, mas pouco retorno para o caixa da empresa.
Uma forma inovadora e aparentemente simples é o "Playing for Change". Tudo começou em 2001 quando Mark Johnson e um amigo tiveram a brilhante ideia de viajar para diversos lugares com o objetivo de gravar um documentário capturando momentos das ruas que sempre nos passam despercebidos.
Quando perceberam que muitos artistas de rua tocavam as mesmas músicas, passaram a editar as gravações em formato de videoclip com um pedacinho de cada artista cantando a mesma canção e plim: nasceu o Playing For Change.
Até então, eles possuiam um excelente arquivo na mão para produzir o documentário, mas a ideia de fazer algo a mais só surgiu em uma viagem para a África. Lá, conheceram um artista que tinha o sonho de abrir uma escola de música para as crianças carentes de sua cidade e assim combater a violência local. Nesse momento, além de perceber que faziam excelentes viagens e gravações, podiam ir além e fazer mais: surge a Fundação Playing for Change.
Após quase 10 anos, a fundação possui 7 escolas de música, atendeu 600 estudantes, gerou mais de 130 empregos diretos e possui clips feitos com artistas dos 4 cantos do mundo.
Além disso, a Playing for Change virou uma marca que vende cd´s, dvd´s, camisetas e outros souvenirs para qualquer lugar do mundo. Diversos artistas de peso dão sempre uma canja, como Bono Vox. No Twitter o perfil conta com mais de 6 mil seguidores.
Ah! E se você acha que isso é coisa só para "gringo", o Brasil também aparece e já possui um vídeo feito pela fundação que está tanto no site oficila quanto no You Tube.
Vale a pena conferir:
www.playingforchange.com
www.playingforchange.org
http://www.youtube.com/results?search_query=playing+for+change&aq=0
@playing4change
Nenhum comentário:
Postar um comentário