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segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Campanha Galera Animal Nestlé - erro assumido


Desde que a campanha publicitária e promocional "Galera Animal" começou, sacamos de cara que logo encalharia.

Foram milhões de reais e meses de trabalho gastos com o desenvolvimento da campanha, animação em 3D com os melhores fornecedores, parceria com a Globo para veiculação de filmes com 4 minutos de duração no intervalo da novela das 8, mais de 8 milhões de pelúcias e muito material de comunicação no PDV. Um investimento de deixar qualquer marketeiro babando de inveja!

E por que sabíamos que ia dar errado desde o início? Porque de nada adianta ter o melhor filme, milhões gastos, mídia caríssima, bichinhos fofinhos e nãos e pensar no lado prático e operacional.

Vejam só como funcionava a promoção:

- Você deveria gastar 27 reais em produtos Nestlé e ainda desembolsar mais 27 reais em espécie
- A troca poderia ser feita no PDV se houvesse balcão para isso
- Se na sua cidade não tivesse esse balcão, você deveria cadastrar seu cupom fiscal no site da promoção e com isso obter um código. Com o cupom e o código, poderia ir até uma lotérica (!!), pagar os 27 reais e esperar aproximadamente 1 mês para receber seu bichinho em casa (e deveria arrumar boas desculpas para segurar a ansiedade de seu filho durante este período)!

Isso é só uma pequena demonstração da parte operacional. A Nestlé quis inventar tantos mecanismos, que se esqueceu da famosa pérola do "menos é mais". Pela primeira vez na minha vida, vi balcões de troca totalmente vazios, com promotores bocejando e bichinhos encalhados.

O que aconteceu hoje também no intervalo da novela das 8? Um novo filme divulgando que a promoção mudou: agora é necessário comprar um único produto e pagar o valor em 6 parcelas de 4,50.

Um resumo dos erros da campanha

- Filme infantil no meio da novela de adulto: se o filme era para criança, estava no horário errado. Se era para adulto, não falava com esse público da forma correta

- A sequencia de filmes não diziam a que vinham. Ninguém entendia o começo, meio e fim e muito menos a que se referia. Além disso, a exposição da marca Nedstlé só acontecia no fim (quando sua cabeça já estava cheia de ??)

- Operação complicada

- Alto desembolso por parte do consumidor

 O resultado disso parecia muito claro: uma campanha à beira do fracasso e uma empresa acumulando prejuízos enormes.

É... não foi dessa vez que uma empresa bateu o sucesso dos bichinhos da Parmalat...

Conheça mais:
http://www.galeraanimal.com.br/
http://www.lojagaleranimal.com.br/

4 comentários:

  1. Tati... realmente voce sacou tudo.
    Mecânica complicada, muito dinheiro saindo do bolso do consumidor, comunicação deficiente.
    Gostei da observação, da deduçãoe da conclusão.
    Voce marcou um golaço nos comentários.
    zezão

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  2. Pior que é verdade! Os filmes não tinham uma sequência... eu que acompanhei desde o começo (e no início achei mega divertido), depois fiquei com cara e ponto de interrogação. E o valor... vamos combinar, uma facada! Taí um exemplo real de que não adianta ter um produto fenomenal, e deixar prá trás o lado operacional do processo. Nos tempos atuais, facilidade para o consumidor é tudo! Raquis

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  3. Muito boa a sua percepção, que coincide com a minha. Logo no começo da campanha já estranhei o fato de um desenho animado estar passando naquele horário, sem definição clara do publico alvo da campanha. Parabéns e obrigado pela aula neste case!

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  4. Excelente análise...
    E vale lembrar que a Bauducco quando fez a campanha "bichinhos dos sonhos", não teve nem 10% da publicidade que a Nestlê teve, e os bichinhos acabavam nos primeiros 10 minutos de venda depois da abertura dos postos de troca...
    Como você mesmo disse: "Menos é mais!"

    ABRAÇOS

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